20 ideias de conteúdo para redes sociais

outubro 18, 2017
Tempo de leitura: 6 minutos

Preparamos uma lista (bem grande) com ideais de conteúdo para redes sociais. Afinal não adianta muito ter uma página cheia de seguidores se não há engajamento, e principalmente não consegue converter curtidas em compras, já que curtidas, compartilhamentos e comentários não pagam contas e muito menos dão lucros.

Essa lista é para inspirar (por muito tempo) e otimizar seu trabalho em manter as redes sociais atualizadas e com conteúdo relevante para seus seguidores e principalmente para seu negócio conseguir gerar renda também através das redes sociais.

Pense bem, postar qualquer coisa só para ter um post por dia não adianta! Sua marca concorre diariamente com centenas de amigos de seu cliente, com outras marcas da sua cidade, região e país, entre essas estão empresas gigantes com orçamento ridiculamente altos, então realmente não dá para fazer qualquer coisa.

Então vamos para as 20 dicas

1. Citações

Frases com humor, que inspire ou motivem sempre dão bons resultados, mas atenção procure por frases ou por autores que tenham algo a ver com seu negócio.

2. Complete a frase

Por exemplo: “Se você tivesse 1 milhão de reais, você compraria _________________”.

Aproveite a criatividade dos usuários para gerar interações, e dessas interações tente gerar negócios. O mínimo que vai conseguir é expor a sua marca.

 3. Enquetes

Todo mundo ama dar a sua opinião, então aproveite essa fato sobre os usuários de redes sociais e crie enquetes relevantes ao seu negócio. Se você vende roupas pode perguntar qual o melhor look para uma ocasião específica e postar as fotos.

4. Fotos de bastidores

Fotos do dia a dia da sua empresa são legais, utilize! Comemoraram o aniversário de alguém? Post uma foto. Estão preparando algo especial para os clientes? Post uma foto desses preparativos, mostre que seu negócio é feito por pessoas.

5. Dados e estatísticas

Compartilhe dados e gráficos sobre a sua área de atuação, são informações interessantes que geram compartilhamento. Você tem uma sorveteria, que tal um infográfico sobre quanto de sorvete é consumido no mundo, ou dados sobre a criação do sorvete. É sucesso certo.

6. Recupere conteúdo, faça reposts

Não é problema algum recuperar conteúdos que já fizeram sucesso. Se tem um blog poste novamente algum texto antigo, se tem apenas uma página no Facebook compartilhe novamente algum conteúdo que teve boa aceitação.

Nas redes sociais tem até uma hashtag #tbt. significa throwback thursday, que pode ser traduzido do inglês para quinta-feira do retorno ou regresso. É uma hashtag utilizada pelos usuários de redes sociais para marcar fotos que se referem ao passado.

Blogs WordPress podem usar o plugin JetPack que faz isso sozinho e automaticamente.

7. Faça perguntas

Perguntas simples são úteis inclusive para saber mais sobre seus clientes e o que pensam sobre a sua empresa. As respostas, podem inclusive, dar ideias de promoções ou novos conteúdos para suas redes sociais.

-Transformar perfil em Fanpage no Facebook

8. Convide outras pessoas para fazer algum post

O Marketing de Conteúdo chama de GuestPost, e hoje há também o TakeOver, nada mais é que alguém que não é da sua empresa produzir conteúdo. Você vende cosméticos e convida uma maquiadora para postar fotos ou fazer um vídeo com produtos da sua empresa, ou no caso do TakeOver, essa pessoa vai usar por uma semana a sua conta do Instagram para gerar conteúdo.

9. Infográficos

Todo mundo gosta de infográfico. Procure algum que tenha relação com seu negócio e post a imagem ou link para o site onde encontrou. Detalhe: sempre cite a fonte se o conteúdo não é seu.

Mas o melhor mesmo seria sua empresa mesmo ter um infográfico. Pense nisso.

10. Fotos de produtos

Sim! Parece óbvio, mas vale a ressalva de tentar mostrar de um ângulo único, fazer algo diferente e não simplesmente postar uma foto qualquer. Prepare um cenário e faça algo legal, ou então que tal pedir para seus seguidores enviarem fotos? Pode até mesmo criar ações promocionais a partir do conteúdo dos seus seguidores.

11. Fotos que não tem a ver (diretamente) com seu negócio

Mas atenção, use com moderação. O pessoal no Facebook gosta de vídeos de gatinhos? Gosta, mas se você não vende ração, ou tem um petshop não faça isso com frequência.

O Starbucks por exemplo, relaciona seus produtos com nascer do sol, amizades e conhecimento, bons momentos, indiretamente eles estão dizendo que o produto deles proporciona isso. Faça o mesmo.

12. Fotos e vídeos de Making-Off de produtos e promoções

Mostre como seus produtos são feitos ou organizados. Mostre aquilo que seus clientes não veem, o que está “Por trás das cenas”.

13. Pergunte como melhorar seu produto/atendimento

Não tenha medo de críticas, veja como algo positivo que vai beneficiar seu negócio. Sério, muitas vezes temos uma impressão errada sobre nosso trabalho e ficamos cegos aos nossos defeitos mesmo que estejam na nossa cara o tempo todo.

Aproveite para melhorar e oferecer algo melhor para seus clientes.

14. Seja inspirado pelo Pinterest

Se não tem uma conta no Pinterest corre e crie uma. O Pinterest é uma rede social criada para inspirar pessoas, são galerias de imagens de todos os assuntos que você imagina que existem.

Se quiser e achar relevante crie suas galerias também. É realmente inspirador.

15. Faça indicações

Sinta-se à vontade e faça indicações sem medo. Não pense que vai perder clientes, ou seguidores, se conhece algum site ou empresa que tem algo que realmente pode ser útil para seus clientes faça indicações.

16. Peça testemunhos e Reviews

O Facebook já tem a possibilidade de reviews e testemunhos, então peça a opinião dos clientes, sua avaliação. Avaliações positivas vão sempre aumentar a credibilidade de uma empresa ou produto. O boca a boca digital é tão forte quanto o original.

17. Crie a sua hashtag #

Uma boa ideia é ter a sua própria hashtag. Ela será útil para acompanhar o que seus seguidores acham sobre a sua empresa, e até mesmo descobrir se e como eles a usam.

18. Recomende ferramentas e APPs

Recomende ferramentas e APPs gratuitos que possam de alguma forma facilitar a vida de seus clientes. Uma empresa de contabilidade pode recomendar um APP para finanças pessoais, por exemplo.

19. Recomende Livros e Filmes

Se já tem uma certa proximidade com seu público, principalmente se as pessoas conhecem você e o relacionam com a imagem da empresa, recomende filmes e livros que de alguma forma inspiraram e inspiram o seu negócio.

20. Post “Um dia na vida”

Mostre como é um dia de trabalho de alguma função específica no seu trabalho. Mostre como pessoas fazem o seu negócio funcionar, e como é esse dia a dia.

Administrar uma fanpage requer um certo trabalho, e utilizar ferramentas para agendar e acompanhar as métricas é o ideal, e com essas dicas aliadas a um bom Design, seus posts para mídias sociais vão ter maior engajamento e poderão gerar mais resultados para o seu negócios.

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