Como usar o Facebook Business para ir além nas redes sociais

fevereiro 5, 2020
Tempo de leitura: 8 minutos

Ter uma presença digital, atualmente, é sinônimo de investir no poder que as redes sociais tem de atrair cada vez mais pessoas para conhecer o seu negócio.

E, considerando isso, você provavelmente vai precisar saber como usar o Facebook Business para que isso seja possível.

Afinal, para conseguir um melhor contato com seus clientes, é preciso investir nessa rede, onde a maioria passa a maior parte de seu tempo.

E, com essa ferramenta, tudo isso se torna mais fácil e eficiente para que você consiga manter e fidelizar as pessoas.

Por isso, vamos ensinar como utilizar essa ferramenta para que seu negócio se expanda cada vez mais!

Porém, primeiramente, por que não entendemos melhor sobre a ferramenta em si?

O que é o Facebook Business?

Basicamente, o Facebook Business é uma página institucional, que permite à marca se comunicar e interagir com seu público, popularmente uma fanpage.

Nessa fanpage, as pessoas conseguem entrar em contato com os membros da página com maior facilidade.

Facebook Business Manager

Essa funcionalidade do Facebook Business é um tipo de gerenciador de negócios, o qual permite o controla da página, dos anúncios, e dos perfis em um só espaço.

E nela, mais de uma pessoa pode ter acesso ao mesmo tempo, sem precisar ter acesso ao login ou da senha pessoal do administrador.

É extremamente importante para impulsionar o seu negócio. Nele, você consegue divulgar seus produtos/serviços.

Tudo com maior eficiência, de maneira mais rápida e econômica, o que o torna um recurso indispensável para seu crescimento no meio digital!

Que vantagens o Facebook Business traz para o meu negócio?

Quando se trata do Facebook Business, não se pode deixar de falar da principal vantagem dessa plataforma: O seu alto alcance.

Com o Facebook, é possível atingir cerca de 1,4 bilhão de pessoas, o que é MUITA GENTE. Porém, o que mais o Facebook Business tem a oferecer?

Separa o profissional do pessoal

Uma estratégia eficiente para aumentar o valor da sua marca que, com certeza, traz mais credibilidade para o seu negócio.

Até porque, não se pode misturar a página do empresário com a da empresa. São focos totalmente diferentes.

O seu perfil pessoal provavelmente não foca em estratégias de marketing e em interação com clientes, diferente do profissional.

Com o perfil empresarial, as pessoas passam a ver algo mais sério e com foco em um propósito, gerando engajando, respeito, o que aumenta a credibilidade do seu negócio.

Sua página pessoal não é incluída

Assim sendo, nenhuma ação tomada pelo perfil da página corporativa interfere na página pessoal, pois a mesma é totalmente desvinculada.

Oferece mais segurança à empresa

A partir do momento em que o assunto é cadastrar formas de pagamento, o Facebook Business Manager garante muito mais segurança.

Nele, não é necessário disponibilizar os dados bancários no seu perfil pessoal, podendo fornecer diversas formas de pagamento de patrocínios do Facebook.

Permite acesso por vários dispositivos

Ou seja, é possível gerenciar a página por meio de mais de um dispositivo, independentemente se for computador ou celular, o acesso é permitido.

Essa funcionalidade é extremamente importante, pois você não precisa estar em um ou no outro para responder seus clientes, oferecendo mobilidade na gestão da página.

Faturamento é separado

Algo que essa ferramenta oferece, que facilita muito, é a possibilidade de ter uma conta de anúncios e poder associá-la a uma forma de pagamento.

Assim sendo, quando o administrador cria um anúncio, você pode definir um meio de pagamento através de ações como gerar uma campanha, impulsionar posts ou quantidades de cliques.

Porém, todos os meio de pagamentos são separados, não exigindo o mesmo métodos para todas as ações.

Inclusão de mais de uma pessoa para realizar funções

O que significa que o administrador pode adicionar mais de uma pessoa para ajudá-lo a realizar funções para facilitar os afazeres e aumentar a produtividade.

Enquanto uma pessoa pode estar desenvolvendo um post, outra pode estar responsável pelos anúncios, fazendo uma campanha, etc.

Gerenciamento de diferentes fanpages

O gerenciador permite a administração de diferentes páginas em somente um clique.

E isso torna possível criar essas páginas e comparar os resultados das campanhas entre elas.

Facilita o gerenciamento de alertas e notificações

Praticamente exercita a comunicação entre a empresa e seu público através da classificação de notificações, definição de alertas e gerenciamento do mais importante.

Dessa forma, você entrega conteúdos de qualidade, responde dúvidas, escuta críticas e, tecnicamente, se torna ativo.

Disponibiliza dados sobre seus seguidores

Acompanhar o desempenho da página significa estar atento aos seus seguidores, para conhecê-los melhor.

Isso é essencial para que você possa desenvolver, com o tempo, estratégias de marketing com base no público alvo.

No Facebook Business Manager, você tem acesso a métricas importantes sobre o público (sexo, idade, localização, hábitos).

Além disso, é também possível ver o que seu público segue, ou seja, quais páginas são mais populares entre eles.

Como utilizar o Facebook Business?

Por fim, aprenda a utilizar essa plataforma extremamente importante para o crescimento do seu negócio!

Crie uma página comercial

Primeiramente, você vai precisar criar a sua fanpage. Porém lembre-se: você está criando um perfil comercial, não pessoal!

Nunca pense em usar um perfil pessoal para representar a sua empresa, é proibido de acordo com os Termos de Uso do Facebook.

Mantenha sua identidade visual

Não esqueça que a primeira impressão é sempre a que fica. Portanto, preserve a identidade visual da sua empresa.

As pessoas que não conhecem a sua marca ainda devem ter a percepção de que sua empresa é série e de credibilidade.

Por isso, opte por elementos que relembrem e destaquem a sua fanpage! Isso fará toda a diferença e trará um aspecto visual único.

Encurte sua URL

Pelo incrível que pareça, um endereço faz toda a diferença. Dá muito mais vontade de clicar em uma URL encurtada do que em uma enorme.

Isso pode ser feito nas configurações, entrando na sua área de trabalho.

Transforme um “facebook.com/pages/suaempresa/123456” em “facebook.com/suaempresa". Sério, faz toda a diferença.

Escolha uma foto de perfil que identifique o seu negócio

Não use qualquer uma foto para representar sua empresa! Não esqueça que é uma fanpage, e não perfil pessoal.

Para isso, é recomendado que utilize o logotipo da sua empresa mesmo, pois, além de representar bem, é favorecido pelo tamanho requerido.

Uma foto sua, caso você seja o único responsável pelo negócio, também é aceitável.

Edite os dados da seção "Sobre"

Basicamente um resumo do seu negócio. Lá, você vai colocar as informações necessárias para que identifiquem seu negócio.

Coloque o essencial, número de contato, localização, e um texto legal também é uma boa.

Destaque as conquistas do seu negócio

Caso o seu negócio tenha algum prêmio recebido ou lançamento de produtos e campanhas, faça questão de os registrar.

Ao fazer isso, você compartilha um pouco da história da sua empresa com quem visita a sua fanpage.

Para adicionar, é só ir em sua página, clicar na seção "linha do tempo" e, por fim, na opção "oferta, evento, etc".

Use o botão CTA (call to action)

Recurso extremamente útil para a sua fanpage, pois aumenta o engajamento e a divulgação do negócio.

Você pode optar por 7 tipos, sendo eles:

  • cadastre-se;
  • comprar agora;
  • fale conosco;
  • reservar agora;
  • usar aplicativo;
  • assistir ao vídeo;
  • jogar.

Escolha o melhor horário para postagens e agende!

Faça uma análise do seu público alvo para saber o melhor horário para postar e receber mais visualizações.

Para isso, não esqueça de avaliar as métricas disponíveis no Facebook Business Manager!

Os melhores horários, normalmente, são:

  • quarta-feira, às 15h;
  • sábado e domingo, das 12h às 13h;
  • quintas e sextas, das 13h às 16h (esses dias têm as maiores taxas de envolvimento).

Porém, isso vai depender muito do ramo do seu negócio e quais são seus objetivos.

Não se esqueça de fazer agendamento de publicações! Pode ser muito útil para que você poste regularmente, até quando não estiver presente.

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