Como usar palavras-chave no seu blog

como usar palavras-chave

Saber como usar palavras-chave no seu blog para enriquecer seu conteúdo é fundamental. Tenha em mente que é através de um conteúdo de qualidade e regular, que seu blog alcançará uma maior visibilidade. E usar uma boa estratégia SEO, os mecanismos de pesquisa irão referenciar melhor seu blog.

Por outro lado, caso as palavras-chave não forem utilizadas corretamente, seu blog terá poucas visitas e, consequentemente baixas taxas de conversão.

O objetivo principal é que seu blog se torne conhecido, principalmente pelo seu público-alvo. E você precisa usar de estratégias a fim de que seus potenciais clientes encontrem seu blog com uma maior facilidade.

Como usar palavras-chave

Como já foi dito, é necessário saber como usar palavras-chave de uma maneira eficaz. Ainda mais, diante da forte concorrência que existe atualmente. Seu blog precisa mostrar um conteúdo único e original, de forma que atraia o interesse de seus visitantes.

Vale ressaltar que é através de palavras-chaves que as pesquisas são feitas. Geralmente, a palavra-chave está diretamente relacionada a uma dúvida e o internauta, ao digitar uma determinada palavra-chave, está em busca de uma resposta para sua dúvida ou até mesmo para a resolução de seu problema.

Qual a importância das palavras-chave?

Para poder ter uma melhor compreensão da importância das palavras-chaves, é preciso entender como é que funciona os motores de pesquisa do Google. O Google vai classificar e categorizar todas as páginas de acordo com as palavras que compõem essas páginas.

E, para que o Google reconheça sua página com maior facilidade, mínimas coisas devem ser feitas:

  • Utilizar sua expressão ou palavras sinônimas ao longo do artigo
  • Colocar a expressão ou palavras-chave na primeira e na última frase
  • Colocar links internos para outras páginas do seu blog

Quanto mais uma palavra-chave aparece em um artigo, mais o Google vai levar em consideração essa palavra-chave para posicionar seu blog. São as palavras-chave que possibilitam ao Google de saber qual o assunto do seu blog e onde deve ser posicionado.

Conteúdos para descrever seu blog

É importante determinar e escolher alguns temas para descrever o conteúdo do seu blog. Isso ajudará bastante na escolha das palavras-chave.

Uma ideia é se colocar no lugar da sua audiência, como por exemplo, por quais assuntos seu público pesquisaria e quais deles você poderia inserir no seu blog?

Faça uma lista de palavras-chave

Você já definiu o assunto do seu blog, e agora deve saber como usar palavras-chave para descrevê-lo. Tenha em mente também que você já definiu seu público, já sabe por quais palavras ele mais procura e quais despertam seu real interesse.

E um dos grandes erros cometidos é se pensar nas palavras-chave antes de definir seu público.

Na verdade, não seria propriamente fazer uma lista, mas ideias de frases que seus potenciais clientes poderiam utilizar para fazer suas pesquisas. E até mesmo pesquisar por outras palavras-chave que seus visitantes poderiam utilizar nas suas pesquisas.

Alguns especialistas da área de marketing sugerem:

  • Listar 10 palavras-chave que definem seu conteúdo ou sob como a forma que você quer abordar esse conteúdo.
  • Observe 10 problemas principais procurados por seus clientes. Lembrando que esse cliente vai fazer uma pesquisa no Google para procurar resolver seu problema. Assim, você terá as ideias, ou seja, as palavras procuradas pelos clientes.
  • No Google Adwords, você conseguirá sugestões de palavras-chave, pois ele lista em 3 categorias: as populares, as intermediárias e as palavras-chave de cauda longa.
  • Relacione as palavras-chave exatamente com o segmento de seu blog.

São ideias que, se colocadas em prática de forma eficaz, podem trazer ótimos resultados.

Quais ferramentas utilizar

Hoje em dia, existem algumas ferramentas que podem ajudar a encontrar as palavras-chave pertinentes ao seu negócio. E você, sabendo quais são, basta elaborar uma boa estratégia de marketing e, com certeza, você saberá como usar palavras-chave coerentes com seu conteúdo. Veja as principais:

  • Google Keyword Planner

O termo significa ‘Planejador de palavras-chave’ e essa ferramenta ajuda a identificar qual estratégia está ou não funcionando. Assim, você poderá alterar ou continuar aplicando sua estratégia.

  • Google Trends

A partir de um termo, você tem acesso às pesquisas relacionadas a esse termo.

  • Semrush

Essa ferramenta te orienta em quais estratégias podem dar certo para o seu negócio.

  • io

Fornece ideias e variações de palavras-chave.

Como usar palavras-chave de cauda curta

As palavras-chave de cauda curta são, geralmente, expressões mais curtas e mais genéricas, compostas de palavras-chave. De uma maneira geral, contém de uma a três palavras.

A utilização destas palavras possibilita se gerar mais tráfego pois são mais procuradas pelos mecanismos de pesquisa.

Como usar palavras-chave de cauda longa

O que são palavras-chave de cauda longa? São palavras ou expressões-chave mais específicas e que, na maioria das vezes, são maiores que a palavra-chave. E que são compostas, pelo menos, de três palavras-chave.

Apesar dessas palavras-chave gerarem menos tráfego, como são mais específicas, as taxas de conversão podem ser maiores. Geralmente, quando um usuário faz uma pesquisa mais detalhada, é porque tem um real interesse ou no produto ou no serviço. Logo, as suas chances de consumir esse produto são bem maiores.

Lembre-se que, ao fornecer ao seu público informações mais específicas de seu produto ou serviço, é bem mais provável que você capture um prospect bem mais qualificado.

O ideal é mesclar palavras-chave de cauda curta e de cauda longa. Assim, sua estratégia terá mais resultado tanto a curto quanto a longo prazo.

Analisando as palavras-chave escolhidas

Depois que você escolheu as palavras-chave, deve fazer uma análise a fim de saber como usar palavras-chave mais eficazmente. A partir dessa análise, você deve focar naquelas que atraiam mais seu público.

Lembrando sempre que uma palavra-chave eficaz é aquela capaz de obter mais pesquisas e gerar mais tráfego.

Mas, preste bastante atenção neste ponto, pois uma determinada palavra-chave que é muito pesquisada terá, consequentemente, uma grande concorrência. Logo, a palavra-chave deve sim aparecer nos mecanismos de pesquisa, mas precisa ser interessante ao mesmo tempo.

Saiba que a concorrência se dá quando as páginas usam as mesmas palavras-chave, logo, quanto maior a concorrência, mais difícil será o posicionamento nas primeiras páginas. E ao usar uma boa estratégia de SEO, um referenciamento natural será possível.

O ideal é usar ferramentas para testar as palavras-chave. Dessa forma, você poderá verificar a quantidade de pesquisas realizadas baseadas nestas palavras.

Pesquisar seus concorrentes

Ao se identificar quais palavras-chave seus concorrentes usam, pode ser uma excelente forma de você reavaliar como usar palavras-chave no seu blog. Talvez seu concorrente esteja utilizando palavras-chave que constam da sua lista e você pode melhorar essas palavras para obter um melhor posicionamento.

Leve em consideração que uma palavra-chave pode ser fundamental para seu concorrente, mas essa mesma palavra talvez não seja útil para você.

Como usar palavras-chave x conteúdo

Tenha sempre isso em mente. Como já foi dito acima, é indispensável saber como usar palavras-chave associadas ao seu conteúdo. Entretanto, o primeiro passo é procurar atender às necessidades de seu público.

Um erro visto em alguns blogs é que, há uma preocupação tão grande em inserir palavras-chaves em um artigo que muitas vezes ficam totalmente desconexas em relação ao que está sendo abordado. O leitor fica confuso e acaba procurando quem lhe ofereça melhores informações, seja de um produto ou seja de um serviço.

Isso acontece muito porque antes de focarem no seu público, focam no Google. Pense que seu objetivo maior é atrair pessoas para o seu blog.

 Quantas e Como usar palavras-chave em seu artigo

Essa é uma dúvida bastante frequente, principalmente por aqueles que estão criando pela primeira vez um blog: Quantas palavras-chave usar? Tudo vai depender do tamanho do artigo, mas existem algumas vantagens de usar mais de uma palavra-chave:

  • Pense que uma pesquisa pode estar sendo feita por um sinônimo e não pela palavra-chave em si
  • Usar variações de palavras-chave de cauda longa pode aumentar seu tráfego

Como usar palavras-chave pela primeira vez

Para os iniciantes e que visam tornar sua marca mais visível, acreditam que basta apenas publicar um conteúdo excelente que obterão os melhores resultados e, por conseguinte, uma maior notoriedade. Isso é importante, mas não o suficiente.

Uma opção é usar links externos que direcionem para o seu conteúdo. Isso é que vai promover visibilidade e autoridade.

Até mesmo por serem novatos neste negócio, não sabem que as palavras-chave precisam estar inseridas ao longo do texto de forma coerente. E, a escolha dessas palavras-chaves é indispensável se você não quiser passar um longo tempo a escrever artigos para nada.

Agora, é bem interessante usar algumas ferramentas para avaliar quais palavras-chave levam tráfego para o seu blog. Uma boa opção é o Google Analytics, que rastreia o número de visitas e também o Google Search Console que permite analisar com mais precisão quais são as palavras-chave que, realmente, trazem tráfego para o blog.

Você vai perceber que saber como usar palavras-chave não é tão complicado e, tenha sempre em mente que, à medida que sua visibilidade aumenta, que você consegue melhores posições, acrescente outras palavras-chave a fim de solidificar sua presença online e assim, poderá atrair mais clientes e obter maiores taxas de conversão.

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Sobre a autora:

Olá, meu nome é Lucélia, sou gestora de marketing digital, e dona da Grande Content.

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