Google Meu Negócio, como conseguir avaliações positivas

janeiro 20, 2020
Tempo de leitura: 4 minutos

Antes de saber como conseguir avaliações positivas pelo Google meu Negócio, é necessário saber como a classificação da sua empresa é determinada.

Na hora de classificar uma empresa e decidir em que posição ela ficará nos resultados de busca, o Google Meu Negócio leva em consideração 3 fatores:

Distância

Um dos fatores é a distância entre o usuário, ou seja, a pessoa que está buscando a informação no Google e a empresa.

Quanto mais perto ela está do usuário, maiores são as chances de que ela apareça como um dos primeiros resultados.

Relevância

A relevância relaciona a ficha da empresa no Google com o que o usuário está buscando.

Dessa forma, quanto mais completa for a sua ficha melhor: redes sociais, sites, endereço físico, telefone, horário de funcionamento e outros.

Proeminência

Esse é o fator mais importante pois está relacionado diretamente com a popularidade da empresa.

Ou seja, sua empresa depende muita da avaliação feita pelos usuários para se destacar e ter mais relevância.

Com a avaliação sendo um fator tão relevante para o Google Meu Negócio, sua empresa só será exibida nos resultados de busca dependendo dela.

Afinal, se uma empresa está sendo notada e falada por muitas pessoas, mais chances ela terá de aparecer acima das outras no ranking.

Considerando isso, como posso conseguir avaliações positivas?

Bom, antes de você conseguir avaliações positivas, você precisa ter avaliações.

Não se preocupe quanto a isso, o Google Meu Negócio oferece uma opção de gerar um link que faz com que mais pessoas avaliem a sua empresa.

E uma boa avaliação do cliente, como você consegue? Obviamente que, antes de tudo, é servindo um serviço de qualidade.

Mas como isso funciona dentro das estratégias de marketing para estimular esse tipo de avaliação?

Incentive as avaliações

As empresas podem incentivar as avaliações no Google Meu Negócio de várias maneiras.

Caso seu negócio seja uma loja física, você pode pedir para o cliente fazer a avaliação no final do atendimento, ou assim que passar pelo caixa.

Aproveite as redes sociais

A Internet está repleta de ferramentas poderosas para que sua empresa se comunique com o público, use-as a seu favor.

As próprias redes sociais são um exemplo.Por se tratarem de um canal de relacionamento direto, são ótimas opções para buscar avaliações.

Afinal, eles provavelmente já conhecem o seu negócio, e nada melhor do que pedir avaliações de pessoas que já foram, provavelmente, clientes.

Então, use o poder desses canais para conseguir mais avaliações. Seja em grupos do Facebook ou via Whatsapp para clientes mais fiéis ou até mesmo na Bio do seu Instagram.

Independentemente da sua escolha, você estará divulgando o seu negócio para clientes fiéis, que providenciarão a você avaliações positivas.

Não compre avaliações

O propósito de receber avaliações feitas pelos usuários, na ficha do Google Meu Negócio, é justamente para ter opiniões verdadeiras.

A partir delas, a empresa tem noção de como está sendo vista. A partir do momento em que você compra avaliações, não se trata mais do seu negócio.

Pense bem: a sua empresa quer mesmo viver a base de avaliações mentirosas sobre seu negócio? Caso queira avaliações positivas, simplesmente conquiste-as.

Sinalize avaliações falsas

Às vezes, somente para prejudicar a empresa, muitas pessoas fazem péssima avaliação do negócio sem nunca ter sido cliente seu.

Caso aconteça de receber uma avaliação aparentemente falsa ou negativa, como a de um concorrente, por exemplo, você pode fazer uma denúncia.

O Google consegue identificar quem fez a avaliação, verificar se a pessoa esteve ou não naquele lugar por causa do Google Maps.

Caso seja identificado que a pessoa sequer foi a empresa, a avaliação negativa será removida, não afetando mais a sua avaliação.

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