O que é CMS? E porque seu site deveria usar um

o que é CMS

Você tem um site estático feito em PHP ou HTML, e não consegue trocar uma frase sem ter que ligar para o suporte, para resolver isso você precisa de um CMS, mas o que é CMS?

O que é CMS?

Um CMS (content management system) é, numa tradução literal um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Esses sistemas tem uma interface amigável, o que permite aos usuários gerenciarem com facilidade os conteúdos de um site.

Por conteúdo, podemos dizer: páginas institucionais de um site (sobre, história, contato), imagens, vídeos, as postagens de um blog, suas tags e categorias.

Ao utilizar qualquer um dos sistemas de gerenciamento de conteúdos dá para economizar com a manutenção do site, ter mais autonomia.

Além de ter a possibilidade de aproveitar melhor seu site dando os primeiros passos no Marketing de Conteúdo sem ajuda externa.

Benefícios de utilizar um CMS

Gerenciamento simplificado

Ao utilizar um gerenciador de conteúdos, usuários de nível básico conseguem se virar muito bem com tarefas como:

  • Fazer upload de imagens
  • Criar post para blog
  • Editar texto de páginas
  • Criar novas páginas

Não é preciso conhecer HTML, CSS ou qualquer outra linguagem. Tudo isso é feito através de um painel de controle, sem instalar nada em seu computador, tudo 100% online.

Muitos dos sistemas de gerenciamento de conteúdos são grátis

As melhores opções de gerenciadores de conteúdos são gratuitas.

Você terá acesso ao CMS e diversos plugins que dão novas funcionalidades a ele, e a maior parte é de graça.

Não preciso entender nada de programação?

No entanto, é preciso ter em mente que a instalação de alguns CMS como WordPress, Joomla e Magento, pode ser um pouco complicada.

Se você não tem muita intimidade com serviços de hospedagens, configuração de domínio e outras tarefas relacionadas ao desenvolvimento de websites e blogs.

Muitos serviços de hospedagens e profissionais, como webdesigners costumam deixar tudo pronto para o dono do site só se preocupar com o gerenciamento do conteúdo.

Infelizmente muitas pessoas imaginam que por ser de graça ela não terá custos, você não paga pela plataformas, ainda assim terá alguns custos fixos como:

  • Serviço de hospedagem
  • Registro de domínio

Há boas opções no mercado com preço acessível, é possível ter um site funcionando com um custo mensal em torno de 40,00.

Seu grande aliado para Marketing de Conteúdo

A partir do momento que sua empresa tem um site, deixar ela bem ranqueada nas buscas do Google vai te trazer muitas oportunidades de vendas.

Fazer esse trabalho em um site feito em HTML, ou usando o construtor da sua hospedagem vai ser muito penoso. Muito mesmo.

Outras plataformas estilo “arrasta e solta” prometem, mas quase nunca conseguem entregar, realmente é simples montar o site, mas o gerenciamento (principalmente de SEO) não é dos melhores.

Já ao utilizar um gerenciador de conteúdos, você terá diversos plugins para auxiliar e automatizar tarefas, e fazer alterações em lote.

No WordPress, por exemplo, plugins como Seo by Yoast e Rank Math deixam esse trabalho mais prático, e fácil de quem não é especialista entender.

Qual o melhor gerenciador de conteúdos (CMS) gratuito

Agora que você já sabe o que é CMS (content management system), conheça a melhor opção de gerenciador de conteúdos para sites institucionais e blogs.

O site da MDGA e 27% dos sites do mundo inteiro utilizam WordPress, é um número impressionante!

Por ser o mais utilizado no mundo o WordPress, e ter uma comunidade muito ativa, apresenta as melhores opções para sites dos mais simples aos mais complexos como portais de notícias e lojas virtuais.

Por que usar o WordPress?

WordPress é uma plataforma Open Source, gratuita e extremamente estável. São muitas pessoas trabalhando para melhora-la cada vez mais.

Há muitos temas e plugins, que são o que permite você personalizar o seu site, e adicionar funções que não são nativas, por exemplo.

Existe um mercado enorme por trás dessa estrutura, designers e programadores que criam serviços grátis e premiuns, e tudo isso impulsione a plataforma, pode usar sem medo de algo como deixar de existir suporte no futuro.

Facilidade de uso

Você precisa de zero conhecimentos técnicos para manter um site WordPress.

Ao escolher um bom tema, o painel de controle é tão intuitivo que as principais funcionalidade serão simples de usar desde o seu primeiro acesso.

Tarefas como trocar imagens, editar textos, e criar posts do blog são bem fáceis.

Temas e plugins

São muitos temas e plugins grátis. Eles permitem um nível básico de personalização, e trazem muitas funções novas para o gerenciador de conteúdo.

Há plugins para facilitar o SEO, melhorar a velocidade de carregamento do site, transformar o WordPress em ecommerce, usar botões de compartilhamento.

Dá para fazer praticamente tudo com os plugins existentes.

Claro, plugins e temas premiuns permitem um nível ainda maior de funções e personalização, mas para um uso básico em sites institucionais e blogs as versões gratuitas atendem perfeitamente as necessidades.

Dificilmente um problema não tem solução

A comunidade WordPress lembra um pouco o Yahoo Respostas, porque a dúvida ou problema que você tem agora, provavelmente alguém já teve.

Então, na maioria das vezes é fácil resolver problemas ou esclarecer dúvidas com uma simples busca no Google. Há muito conteúdo sobre o CMS, inclusive em português.

Outras opções de sistemas de gerenciamento de conteúdos

Considero o WordPress o principal, mas a outras opções que também são muito boas como Joomla, e Magento.

Joomla

Se o seu objetivo é um site institucional ou blog, o Joomla é uma boa opção de gerenciador de conteúdos.

Existe desde 2005 e dentre os sites que usam sistemas de gerenciamento de conteúdos tem 6,6% do mercado.

Assim como o WordPress também tem uma série de plugins e temas para auxiliar o gerenciamento do seu site.

Drupal

O Drupal, é entre o gerenciador de conteúdos mais antigo dentro os citados, foi lançado em 2001.

Tem 4,6% dos sites que  utilizam CMS. Ele se destaca por ser a plataforma escolhida por sites maiores.

Quem opta pelo Drupal, geralmente busca um CMS que exija hospedagens menos robustas, e sites muito personalizados.

As opções de temas grátis são muito simples, e se escolher ele, provavelmente precisará investir em um tema pago.

 

Espero que tenha explicado bem o que é CMS e quais as vantagens de utilizar um em seu site.

Os plugins são grandes aliados para começar a implantar o Marketing Digital, e principalmente usar estratégias de Marketing de Conteúdo, e colocar seu site no caminho da primeira página de buscas do Google.

Ficou alguma dúvida deixa nos comentários ou envie uma mensagem para MDGA.

Conteúdo Relacionado

Comments

Add Your Comment