“Por que devo investir em Marketing digital?” Alguns donos de pequenas empresas, desatualizados em relação às novas tendências, ainda questionam isso.
A partir disso, é possível fazer uma análise: Essa pessoa provavelmente se conforma com a situação que está; mas seu negócio, provavelmente, não cresce mais como antes.
Isso porque, conforme os anos se passam, todo tipo de negócio precisa se manter constantemente atualizado para não ficar para trás.
E agora, na era digital, isso fica ainda mais claro. Investir em redes sociais ou estratégias de marketing digital se tornou febre entre as empresas.
Logo que perceberam o gigante potencial que o Marketing digital oferece, quando se trata de aumento de vendas, promoção da sua marca e alcance de potenciais clientes, nem pensaram duas vezes.
Agora, é como se o Marketing digital deixasse de ser opcional e passasse a ser uma necessidade para que as empresas e mantenham no mercado.
Caso queira que seu negócio seja encontrado com maior facilidade e por mais pessoas, você precisa se adequar às novas tendências.
Bom, apesar do que foi citado acima, você continua pensando que não vale a pena investir em Marketing Digital? Vamos mudar isso, então!
Quer saber por que a sua empresa deve investir em Marketing digital? Vamos lá. Mas antes, uma pequena introdução sobre o destaque do post:
O que é Marketing Digital?
O Marketing digital, basicamente, consiste em várias ações estratégicas praticadas pela empresa em seu respectivo segmento, online.
Todas essas estratégias são desenvolvidas para que a tomada de decisões de uma empresa seja em torno do caminho que leva ao alcance dos objetivos da marca.
E, em todo processo, você tem a ajuda de várias ferramentas, as quais ele pode ser aplicado.
Exemplos disso são as redes sociais, o Google, e-mail marketing, entre outros.
Por que devo investir em Marketing digital?
Vamos te convencer de vez dessa vez. Aqui, disponibilizamos os principais motivos para esse investimento:
Dependência digital
A cada ano que passa, se desprender das raízes do mundo digital se torna cada vez mais difícil. O que não é novidade.
As pessoas se tornam cada vez mais coladas em seus dispositivos eletrônicos. E isso por causa de jogos e, principalmente, das redes sociais.
Então, a partir disso, o Marketing digital começou a focar estratégias nos lugares onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo.
Apesar de aparentar ser algo preocupante, é extremamente positivo para você, se aproveitar disso para expandir o seu negócio e alcançar essas pessoas com maior facilidade.
Seu negócio é encontrado com mais facilidade
Com o Marketing digital, é possível ter uma presença mais relevante na Internet, e, consequentemente, em outros canais.
Caso você tenha somente uma loja física, o acesso a ela será muito limitante, e como vão saber que ela existe? Ainda mais se for um novo negócio?
A partir das estratégias para desenvolver anúncios e meios de propagar o seu negócio na internet, as pessoas descobrem seu negócio e vão atrás.
Você se torna destaque no mercado
Se você quer se tornar a opção número um das pessoas, ao procurarem algo relacionado com seu produto/serviço, considere investir em Marketing Digital.
Nem sempre as pessoas sabem exatamente o que precisam, imagina na onde adquirir isso, então.
Tudo que elas precisam é de soluções, querem resolver seus problemas, tendo o produto/serviço como etapa final do processo.
Ou seja, primeiramente, você precisa passar confiabilidade para essa pessoa. Crie valor para o seu negócio, apresente a elas a sua solução.
Não somente comente sobre o seu negócio de maneira aberta, sempre tente responder perguntas e promover soluções.
Procure informar constantemente essas pessoas, para que respeitem a sua marca e, consequentemente, se tornem clientes fiéis da sua empresa.
Para isso, o Marketing de Conteúdo, uma técnica utilizada dentro do Marketing Digital, pode ser muito útil para você.
É possível segmentar melhor o seu público-alvo
Para alcançar exatamente aquelas pessoas que você considera aptas a adquirir o seu produto ou serviço, é preciso segmentar bem.
Ao fazer isso, você direciona campanhas somente para o seu público-alvo, pessoas realmente interessadas em adquirir o que seu negócio promove.
E isso, obivamente, faz com que você obtenha muito mais retorno, economize dinheiro e MUITO tempo.
É possível segmentar de forma bem específica para que pessoas você quer anunciar um produto, serviço, ou até mesmo um conteúdo.
Sabia que o Marketing Digital é perfeito para isso? Pois é, o mesmo permite um nível de segmentação muito mais certeiro.
Isso se torna possível pela maior facilidade de monitorar a atividade dos usuários na internet atualmente.
Hábitos de consumo, preferências e gostos pessoas, e por aí vai, vida profissional, pessoal e familiar, e por aí vai.
Ou seja, você aprende cada vez mais sobre o seu público-alvo e cria estratégias em cima disso, como abordá-los, o método de comunicação, e muito mais.
Você consegue informações em tempo real
Isso torna a análise de resultados muito mais fácil. Você recebe estatísticas em tempo real do seu público, pouco depois de lançar as campanhas.
A partir disso, é possível analisar seus desempenhos, caso haja a necessidade de alguma mudança necessária para melhorar o desempenho de tal campanha.
Você tem noção da vantagem que é, poder monitorar com a mesma precisão a interação do seu público com seu conteúdo?
O Marketing digital, portanto, permite que você consiga saber o que está dando retorno, e se o mesmo consegue continuar com o investimento inicial.
E tem uma ferramenta que ajuda muito quanto a isso. O Google Analytics mensura até mesmo os mínimos detalhes dessas estratégias.
Investimento de acordo com seu orçamento
No Marketing Digital, pelo incrível que pareça, se comparar com o investimento feito com uma propaganda, por exemplo, é anos luz mais barato.
Apesar de exigir uma quantia para o investimento, não é nada exagerado. Na realidade, é um valor bem acessível.
Porém, caso você queira aprofundar cada vez mais e alcançar mais pessoas, é possível aumentar o investimento e, consequentemente, o custo.
A interação e comunicação se torna melhor com seu público-alvo
Como tudo chega a você em tempo real, fazendo com que fique constantemente atualizado, a comunicação entre a empresa e o público se torna mais flexível.
Com a classificação de notificações, definições de alertas e gerenciamento de coisas importantes, isso se torna mais fácil.
Assim, além de entregar conteúdos de qualidade a partir do que foi descoberto e aprendido pelo seu público, você responde dúvidas, escuta críticas e muito mais.
Com o Facebook Business, uma ferramenta provinda de uma rede social para a criação de anúncios, isso é totalmente possível.
Agora que chegamos até aqui, não deixe de conferir outros posts do nosso blog, que são no mesmo hype que esse. Você não vai se arrepender de acessar 🙂