Psicologia das cores: Como utilizar esse estudo a meu favor na criação de sites?

fevereiro 19, 2020
Tempo de leitura: 5 minutos

As cores são elementos presentes no nosso dia-dia que influenciam muito a nossa percepção de mundo.

O estudo da psicologia das cores é sobre como nosso cérebro vê e sente as cores, para que, assim, você atraia e transmita uma mensagem para seus consumidores.

Para cada segmento no mercado, cada mensagem que você quer transmitir e quer que seu cliente capte e a sinta, é diferente.

No segmento alimentício, por exemplo, usa-se muito cores quentes, destacando o vermelho, pois o mesmo causa a sensação de fome.

Agora, tente substituir a cor das paredes de um hospital, um branco ou azul claro, por vermelho.

Além de piorar o estado da pessoa que esta ali, causando desconforto e enjoo, aquela sensação de calma e conforto desaparecerá.

Ou seja, dependendo das cores que você seleciona para montar o seu site, você pode transmitir uma ideia errada ou até mesmo um desconforto ao olhar alheio.

O que não é nada legal, né? Por isso, resolvemos abordar esse assunto para te ajudar a selecionar as cores ideais, de acordo com seu segmento!

Mas antes, para que não haja mais duvidas quanto a isso, uma definição mais aprofundada da Psicologia das Cores.

O que é Psicologia das Cores?

É basicamente um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores.

A partir disso, é analisado e definido os efeitos que cada cor gera nas pessoas, dependendo de certa situação.

E nisso é envolvido mudança nas emoções, nos sentimentos, a criação de desejos, etc.

Sua importância surge desse ponto, pois ao dominar esse estudo, você consegue selecionar um conjunto de cores para transmitir uma mensagem.

Como utilizar o estudo da psicologia das cores ao meu favor?

Primeiramente, você precisa saber o ramo de atividade em a sua empresa atua. Alimentício, mobiliário, metalúrgico?

Caso você saiba identificar com facilidade e já tenha noção disso, então ótimo. Se não for o caso, se informe sobre antes de aplicar esse estudo.

Qual cor combina mais com o seu segmento? Que tipo de mensagem você quer transmitir? O que você quer que sintam quando abrem seu site?

É uma série de questões, mas todas muito importantes, e exigem respostas para que você possa agir.

Vamos te dar um empurrãozinho quanto a isso. Para facilitar o processo de decisão, vamos comentar sobre o significado de cada cor.

O que cada cor significa?

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Bom, como você deve ter percebido, essa é uma análise de cada logotipo, aplicando o estudo das cores para entender o que cada um transmite.

As sensações, o que você pensa quando bate o olho neles, ligando, assim essas cores com determinados tipos de comportamento.

  • Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
  • Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade
  • Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo
  • Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante
  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição
  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão
  • Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade
  • Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade
  • Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva
  • Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril
  • Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico
  • Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza

A partir disso, é possível associar certas decisões de marcas conhecidas com a cor selecionada.

Não deixe de considerar o círculo cromático, que também entra no estudo da psicologia das cores.

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Será fundamental para a seleção de cores do seu site.

Como aplico isso no meu site?

Considerando que cada cor tem seu significado e o poder de comunicar os valores e objetivos da sua empresa, use isso ao seu favor.

Quando se trata de site e blogs, é fundamental ter um sentido e transparência em cada mensagem que você quer transmitir.

As cores que você selecionar podem afetar a forma como os visitantes navegam e compram em seu site.

No seu site, essas cores podem levar um significado mais único e controlar as ações de quem está o visitando. Vejamos:

  • Vermelho: No seu site, essa cor pode ser aplicada para chamar a atenção, por ser mais ousada representar alta energia.
  • Laranja: É mais utilizado, em sites, para “forçar” um clique, pois a cor é muito apelativa e energética.
  • Amarelo: Apesar de o amarelo vibrante ser chamativo e positivo para a construção do seu site, outro tom de amarelo não traz um sentido bom na web, podendo ser uma “cor enganosa”.
  • Verde: Essa, por sua vez, é muito utilizada para simbolizar a natureza, e é uma cor fácil para o olho processar, o que a faz ser muito utilizada no webdesign também.
  • Azul: Conhecida por ser uma cor calma e tranquila ao olhar, transmite sensação de confiança e lealdade à marca.
  • Roxo: Essa é utilizada para destacar coisas diferentes em design, é muito utilizado no varejo e segmento da beleza para acalmar.
  • Rosa: Amplamente utilizada em sites com o público-alvo sendo mulheres jovens e mães, o que a faz ter um mercado-alvo muito bem definido.
  • Branco: É uma cor interessante para aplicar no seu website, por ser uma cor fresca e aberta, o que a torna uma ótima opção para um projeto moderno.
  • Cinza: Por ser uma cor neutra, o cinza é muito utilizado em sites elegantes, para mostrar autoridade e destacar a alta qualidade de seus produtos.
  • Preto: Uma cor que transmite poder, é muito utilizada em produtos de luxo. Todavia, não pode ser muito utilizada no seu site, use-a com moderação, junto de outras cores. O “ouro” é muito utilizado com essa cor.
  • Marrom: Apesar de ser uma com que caracteriza algo confiável, estável e saudável, é muito evitada por muitos webdesigners.

Agora, associando as várias definições citadas anteriormente e o que elas causam quando aplicadas no seu site, escolha a combinação que melhor se encaixa na proposta da sua empresa!

Gostou do conteúdo abordado? Pois não deixe de dar uma olhada no nosso blog para saber cada vez mais sobre Marketing digital!

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