Qual rede social utilizar para divulgar o meu negócio?

fevereiro 17, 2020
Tempo de leitura: 4 minutos

Essa pergunta é bem relativa, pois depende muito do segmento do seu negócio e de outros fatores, considerados a partir da análise do seu público.

É algo assim: se você trabalha com algo mais estético, o Instagram seria perfeito, porém, caso o seu foco seja um público mais tradicional e de idade, o Facebook seria o ideal.

Não é somente o ponto comercial que precisa ser levado em consideração. Precisa-se considerar, também, o público que mais a frequenta.

Adianta escolher uma rede social por status, e não considerando se seu público a frequenta ou não, se a mesma se adequa ao seu negócio?

Mas o grande problema mesmo se encontra em: Com tantas redes, com suas peculiaridades, altos e baixos, que a decisão em qual delas investir fica complicada.

Qual seria a melhor rede social para o seu negócio? Bem, vamos te dar uma ajudinha para que a sua decisão fique mais fácil!

Qual rede social utilizo para divulgar o meu negócio?

Primeiramente, tente identificar a rede social onde o seu cliente passa a maior parte do tempo. Qual será que esse perfil de pessoa mais utiliza?

Facebook

Essa têm grande status por considerada a maior rede social do mundo, contando com aproximadamente 2 bilhões de perfis ativos.

Sua plataforma permite a divulgação de diferentes tipos de mídias, como textos, fotos e vídeos.

É muito conhecida pelo mundo profissional por, também, ter ferramentas que permitem o patrocínio da campanhas, colocando anúncios e publicações em destaque.

E isso, obviamente, aumenta o alcance das ações e do seu público-alvo, a partir de segmentações precisas.

Isso faz com que o Facebook acabe sendo a mídia mais importante quando se trata de estratégias de marketing digital para muitas empresas

Nessa rede social, você pode criar um perfil separado, somente para o seu negócio, investir nele e acompanhar todo o processo. Caso queira saber mais sobre essa parte de anúncios, confira nosso post.

Instagram

Essa rede social, em questão de usuários ativos, perde somente para o Facebook e fica em segundo lugar.

O instagram ficou tão conhecido ao ponto de ser um sucesso graças ao apelo visual que o mesmo promove.

Nele, as publicações prezam muito pela estética, com inúmeras postagens de fotografias em alta resolução, desenhos, tudo com apelo estético e alta dinâmica.

E isso, obviamente, chama a atenção do público, concentrando vários amantes da arte e de tutoriais diversos.

O Marketing no Instagram investe muito na questão da comunicação visual.

Por meio de imagens, você é conquistado por essa rede social. E exatamente isso a torna diferente e inovadora.

Twitter

Conhecido por ser uma espécie de microblog, o Twitter é uma rede social onde os usuários publicam textos com até 280 caracteres, além de vídeos, imagens, gifs, links e enquetes. 

Apesar de não estar em uma posição tão alta como os citados anteriormente, o mesmo é muito conhecido e está em ascensão.

A rede social é dominada completamente pela relação entre os usuários. Ou seja, estão constantemente consumindo conteúdo e publicando opiniões.

Nele, não o sistema de solicitações de amizade é substituído pelo de seguir pessoas e acompanhar suas publicações.

Por isso, muitas pessoas utilizam o Twitter, também, como serviço de atendimento ao cliente, seja por mensagens privadas ou por menções.

As funções básicas do Twitter são:

  • tweet: uma mensagem publicada, que pode conter até 280 caracteres;
  • reply: uma resposta pública a alguma publicação que foi feita, muitas vezes;
  • menção: envio de mensagem pública para algum perfil. Para isso, é preciso incluir um arroba (@) antes do nome da pessoa ou empresa que se quer marcar no tweet;
  • retweet: uma republicação de um conteúdo de outro perfil. Acontece ao clicar no botão próprio para a função ou ao realizar um comentário, nesse caso, incluindo o texto do usuário ao original;
  • curtir: uma reação a algum tweet, demonstrando o apreço ou concordância com a publicação.;
  • hashtag: qualquer palavra ou frase que contenha uma cerquilha (#) como primeiro símbolo, sem espaços. Serve para organizar conversas e gerar tópicos acerca de algum assunto.

Youtube

Essa rede social, por sua vez, apresenta grande tráfego pela sua proposta de assistir vídeos e ouvir a podcasts, o que entretêm muito, desde crianças até idosos.

O sucesso, nessa plataforma, todavia, depende muito dos conteúdos publicados e das visualizações que os mesmos vão render.

E, inclusive, os vídeos são ótimas ferramentas para ajudar a vender ou a divulgar um produto.

Há muitas possibilidades nessa rede social, desde vídeos sobre jogos até vídeos sobre a vida pessoal de uma pessoa.

Google+

Conhecida como uma rede semelhante ao Facebook, a mesma abre muitas opções para o empreendedor.

Nela, é possível publicar textos, imagens e vídeos e também seguir pessoas e empresas.

Fique atento quanto as mudanças que estão planejando para essa plataforma, pois aparentemente têm muito potencial para crescer.

Whatsapp

Com a vinda do Whatsapp Business, essa rede social apresenta mensagens automatizadas, forma de contato mais direta, realiza chamadas por voz ou vídeo, etc.

Apenas cuidado com o horário de envio de mensagens e com a quantidade, pois isso pode acabar incomodando a pessoa.

Gostou do assunto abordado? Pois não deixe de acompanhar os posts do nosso blog para ficar constantemente atualizado sobre o marketing no mundo digital!

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