Antes de tudo, é essencial que saiba que: As dicas de conteúdo para postar nas redes sociais vão variar, dependendo de qual você for utilizar.
E isso pode ser analisado a partir da comparação do Facebook com o Instagram, por exemplo.
Enquanto o Facebook é amplo para tudo quanto é tipo de conteúdo, o Instagram preza mais por aquilo que tem apelo visual, que impacta o olhar.
Por isso, é preciso saber o tipo de conteúdo que mais se destaca na rede social em que você está investindo.
Como aquele conteúdo pode gerar interações? Como meu público-alvo utiliza tais redes? Você precisa desenvolver estratégias com base nesses questionamentos.
E isso não deixando de considerar o tipo de conteúdo que o seu público-alvo prefere. Sempre procure conhecê-los melhor.
Pode parecer algo complicado, mas não é, e é essencial para que a sua marca desenvolva uma imagem positiva.
Quanto mais conteúdo você apresenta para os seus seguidores, maior é o engajamento, o que cria um relacionamento mais duradouro com os mesmos.
Considerando tudo o que foi citado acima, vamos, então, começar pelos tópicos mais óbvios, que não deixam de ser importantes:
Fale a língua do seu público
Você só conseguirá alcançar o seu público se souber se comunicar com os mesmos.
Para que sua mensagem seja recebida do jeito que você deseja, é preciso fazer várias análises e estratégias quanto a comunicação utilizada.
Encontre a sua própria forma de abordar seu público, sempre considerando o tipo de linguagem utilizado por aquelas pessoas.
Por exemplo, caso seu público-alvo se trate de adolescentes, a linguagem utilizada na criação de conteúdo será mais informal, com gírias e memes.
Caso seja um público mais elegante e sofisticado, criar conteúdo com palavras que causem a sensação de elegância e algo chique, junto com a tipografia feita a mão, é o caminho.
Assim, antes de tudo, identifique seu público, considere suas preferências e as tendências que envolvem as pessoas daquela idade, gênero, e por aí vai.
Se coloque no lugar do seu público
Para que você entenda, pelo menos por partes, como alguém se sente ou se comporta, é preciso se colocar no lugar dela.
Procure ver as coisas do ponto de vista do seu público-alvo, com os olhos deles. Eles gostariam mais desse modelo de conteúdo, ou desse?
Ou seja, sempre que cogitar postar algum conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência e se pergunte:
"O que eu ganho com esse conteúdo?","É útil para mim?", "Pode me ajudar a solucionar algum problema?"
Ao tentar responder essas perguntas a partir do ponto de vista do seu público, você consegue produzir conteúdos melhores, que provavelmente gerarão mais engajamento por parte deles.
Sempre mantenha comunicação com seus seguidores
Procure sempre interagir e comunicar com o seu público para criar uma afinidade maior entre a marca e seus seguidores.
Faça pergunta, peça opinião, escute o feedback do seu público, permita essa interação com o intuito de criar um bom relacionamento com eles.
A partir disso, também podem surgir novas ideias de conteúdo que podem ser extremamente úteis.
Faça com que sintam à vontade, os inclua, interaja e os escute.
Crie conteúdo de acordo com a plataforma
Nem toda rede social o mesmo tipo de conteúdo vai bombar.
Para saber mais sobre, leia nosso post sobre as redes sociais e qual é a melhor para divulgar o seu negócio.
Cada rede social tem um formato de conteúdo que engaja mais. Por exemplo, o Instagram, normalmente, preza por conteúdos mais visuais.
Por isso, não procure desenvolver o mesmo tipo de conteúdo, esperando que vá bombar em todas redes sociais que for postar.
Utilize estratégias de conteúdos diferentes para cada rede social, e os entregue da melhor maneira possível para seu público-alvo.
Aposte em imagens, vídeos, podcasts, tudo quanto é tipo de formato que o público da rede social que você utilize goste.
Invista no inovador e diferente
Varie em relação ao formato de conteúdo que você produz, para diversificar a sua mensagem e não entediar o seu público com mais do mesmo.
Chame a atenção e ganhe relevância para que as pessoas engajam com você.
Poste imagens, depois vídeos, sempre variando o jeito como algo é apresentado.
Apenas invista em algo novo, inovador e diferente, considere o tipo de conteúdo da concorrência e procure fazer melhor.
Saiba em que rede social investir
Assim como já foi citado anteriormente, saber em qual rede social investir é essencial, E não precisa ser só em uma, não!
Mas claro, também não extrapole. Antes você focar em duas ou três redes sociais e postar regularmente conteúdo de qualidade do que ficar dividindo atenção entre cinco ou seis.
Quantidade não vai te ajudar caso o seu objetivo seja expandir o seu negócio.
Mantenha o foco nas redes sociais que mais se encaixam com seu produto/serviço e invista nelas!
Acompanhe as métricas e as use a seu favor
As métricas te ajudam a medir o seu desempenho, que é um processo fundamental para saber se você está fazendo o certo ou não.
Métricas como a visualização, o engajamento, a conversão e as informações de comportamento do seu público em relação ao conteúdo postado são essenciais, sempre as considere.
Através das métricas, você pode montar estratégias para impactar de vez a sua audiência.
Tenha uma identidade única
Crie elementos que distinguam a sua marca das outras. Crie uma identidade única para que você seja facilmente identificado no mercado.
Uma recomendação é a criação de uma persona para representar a sua empresa, como se fosse um mascote.
Muitas pessoas se lembram de certos produtos ou serviços por causa de suas personas que representam a marca e fazem sucesso.
Há vários exemplos de sucesso no mercado. Por que não apostar, também? Mostre a personalidade da sua marca para o seu público e os encante!
Gostou do conteúdo abordado? Então não deixe de nos acompanhar e de uma olhadinha em outros conteúdos sobre Marketing Digital no nosso blog!