Dicas de Conteúdo para postar nas redes sociais

fevereiro 21, 2020
Tempo de leitura: 5 minutos

Antes de tudo, é essencial que saiba que: As dicas de conteúdo para postar nas redes sociais vão variar, dependendo de qual você for utilizar.

E isso pode ser analisado a partir da comparação do Facebook com o Instagram, por exemplo.

Enquanto o Facebook é amplo para tudo quanto é tipo de conteúdo, o Instagram preza mais por aquilo que tem apelo visual, que impacta o olhar.

Por isso, é preciso saber o tipo de conteúdo que mais se destaca na rede social em que você está investindo.

Como aquele conteúdo pode gerar interações? Como meu público-alvo utiliza tais redes? Você precisa desenvolver estratégias com base nesses questionamentos.

E isso não deixando de considerar o tipo de conteúdo que o seu público-alvo prefere. Sempre procure conhecê-los melhor.

Pode parecer algo complicado, mas não é, e é essencial para que a sua marca desenvolva uma imagem positiva.

Quanto mais conteúdo você apresenta para os seus seguidores, maior é o engajamento, o que cria um relacionamento mais duradouro com os mesmos.

Considerando tudo o que foi citado acima, vamos, então, começar pelos tópicos mais óbvios, que não deixam de ser importantes:

Fale a língua do seu público

Você só conseguirá alcançar o seu público se souber se comunicar com os mesmos.

Para que sua mensagem seja recebida do jeito que você deseja, é preciso fazer várias análises e estratégias quanto a comunicação utilizada.

Encontre a sua própria forma de abordar seu público, sempre considerando o tipo de linguagem utilizado por aquelas pessoas.

Por exemplo, caso seu público-alvo se trate de adolescentes, a linguagem utilizada na criação de conteúdo será mais informal, com gírias e memes.

Caso seja um público mais elegante e sofisticado, criar conteúdo com palavras que causem a sensação de elegância e algo chique, junto com a tipografia feita a mão, é o caminho.

Assim, antes de tudo, identifique seu público, considere suas preferências e as tendências que envolvem as pessoas daquela idade, gênero, e por aí vai.

Se coloque no lugar do seu público

Para que você entenda, pelo menos por partes, como alguém se sente ou se comporta, é preciso se colocar no lugar dela.

Procure ver as coisas do ponto de vista do seu público-alvo, com os olhos deles. Eles gostariam mais desse modelo de conteúdo, ou desse?

Ou seja, sempre que cogitar postar algum conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência e se pergunte:

“O que eu ganho com esse conteúdo?”,”É útil para mim?”, “Pode me ajudar a solucionar algum problema?”

Ao tentar responder essas perguntas a partir do ponto de vista do seu público, você consegue produzir conteúdos melhores, que provavelmente gerarão mais engajamento por parte deles.

Sempre mantenha comunicação com seus seguidores

Procure sempre interagir e comunicar com o seu público para criar uma afinidade maior entre a marca e seus seguidores.

Faça pergunta, peça opinião, escute o feedback do seu público, permita essa interação com o intuito de criar um bom relacionamento com eles.

A partir disso, também podem surgir novas ideias de conteúdo que podem ser extremamente úteis.

Faça com que sintam à vontade, os inclua, interaja e os escute.

Crie conteúdo de acordo com a plataforma

Nem toda rede social o mesmo tipo de conteúdo vai bombar.

Para saber mais sobre, leia nosso post sobre as redes sociais e qual é a melhor para divulgar o seu negócio.

Cada rede social tem um formato de conteúdo que engaja mais. Por exemplo, o Instagram, normalmente, preza por conteúdos mais visuais.

Por isso, não procure desenvolver o mesmo tipo de conteúdo, esperando que vá bombar em todas redes sociais que for postar.

Utilize estratégias de conteúdos diferentes para cada rede social, e os entregue da melhor maneira possível para seu público-alvo.

Aposte em imagens, vídeos, podcasts, tudo quanto é tipo de formato que o público da rede social que você utilize goste.

Invista no inovador e diferente

Varie em relação ao formato de conteúdo que você produz, para diversificar a sua mensagem e não entediar o seu público com mais do mesmo.

Chame a atenção e ganhe relevância para que as pessoas engajam com você.

Poste imagens, depois vídeos, sempre variando o jeito como algo é apresentado.

Apenas invista em algo novo, inovador e diferente, considere o tipo de conteúdo da concorrência e procure fazer melhor.

Saiba em que rede social investir

Assim como já foi citado anteriormente, saber em qual rede social investir é essencial, E não precisa ser só em uma, não!

Mas claro, também não extrapole. Antes você focar em duas ou três redes sociais e postar regularmente conteúdo de qualidade do que ficar dividindo atenção entre cinco ou seis.

Quantidade não vai te ajudar caso o seu objetivo seja expandir o seu negócio.

Mantenha o foco nas redes sociais que mais se encaixam com seu produto/serviço e invista nelas!

Acompanhe as métricas e as use a seu favor

As métricas te ajudam a medir o seu desempenho, que é um processo fundamental para saber se você está fazendo o certo ou não.

Métricas como a visualização, o engajamento, a conversão e as informações de comportamento do seu público em relação ao conteúdo postado são essenciais, sempre as considere.

Através das métricas, você pode montar estratégias para impactar de vez a sua audiência.

Tenha uma identidade única

Crie elementos que distinguam a sua marca das outras. Crie uma identidade única para que você seja facilmente identificado no mercado.

Uma recomendação é a criação de uma persona para representar a sua empresa, como se fosse um mascote.

Muitas pessoas se lembram de certos produtos ou serviços por causa de suas personas que representam a marca e fazem sucesso.

Há vários exemplos de sucesso no mercado. Por que não apostar, também? Mostre a personalidade da sua marca para o seu público e os encante!

Gostou do conteúdo abordado? Então não deixe de nos acompanhar e de uma olhadinha em outros conteúdos sobre Marketing Digital no nosso blog!

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