O que é engajamento em redes sociais e por que ele é tão importante?

fevereiro 14, 2020
Tempo de leitura: 3 minutos

A divulgação da marca nas redes sociais para estabelecer uma futura aproximação entre a mesma e o público é, de fato, essencial.

Porém, como é possível alcançar isso, considerando que será essencial para o crescimento e reconhecimento da sua marca?

É aí que entra o Engajamento. Com ele, a interação da marca com o público se torna mais complexa, o que cria um compromisso a longo prazo com eles. 

O Engajamento te dá uma forcinha quanto às suas estratégias de Marketing digital, para que você saiba se está indo para o caminho certo ou errado.

A partir dele, você tem noção se está indo para o caminho certo ou errado a partir das suas estratégias de Marketing Digital.

Afinal, se trata da interação do seu público com a sua marca e com o que você publica nas redes sociais para alcançá-los.

Portanto, a interação com esse público é a forma que você tem de saber se seus clientes e prospectos estão satisfeitos com as compras anteriores e a comunicação estabelecida.

Considerando isso, nunca deixe de considerar a força que o seu público tem sobre seu negócio. A sua marca depende desse engajamento.

E isso tudo acontecer em tempo real, o que, inclusive, torna a proximidade do seu público com sua marca muito maior.

Resultando em clientes fiéis, os quais vão acompanhar tudo sobre o seu negócio, interagindo com praticamente todas as publicações.

Para que tudo fique mais claro para você, deixaremos uma introdução do que realmente se trata esse engajamento!

O que é Engajamento?

Um Engajamento, na definição geral, é basicamente o momento em que uma pessoa se envolve em algo por vontade própria.

No mundo digital, esse tipo de envolvimento é uma estratégia para se aproximar da audiência e interagir com ela.

Uma audiência engajada vai curtir, comentar e até mesmo compartilhar as suas publicações, de maneira ativa e frequente.

Mas, obviamente, a interação é importante, mas não age sozinha. Isso só será possível se a sua marca, também, participar ativamente.

Como haverá engajamento a partir da participação de apenas um dos lados? Não funciona.

Você precisa postar com frequência e interagir com seu público sempre que possível, pois isso trará uma imagem positiva para a sua marca.

Esteja sempre presente quando os seus clientes têm dúvidas ou necessidades específicas. Fortaleça esse engajamento.

Por que é tão importante?

Caso queira que sua marca seja vista de maneira positiva pelo seu público, não pode faltar engajamento.

Os consumidores são exigentes e muito bem informados, ou seja, caso a sua marca esteja vacilando com eles nesse caso, eles simplesmente partem para um concorrente mais atencioso.

Afinal, não é apenas a reputação da sua marca que está em jogo, mas também sua credibilidade e autoridade.

Para se estabelecer no mercado, a comunicação e interação com seu público são essenciais, não pode faltar.

Além de a sua visibilidade melhorar, podem recomendar a sua para cada vez mais pessoas, o que reduz o custo de aquisição de novos clientes.

Afinal, graças ao crescimento de canais de avaliações e recomendações, além do bate-papo pessoalmente, seus clientes podem fazer o trabalho de prospecção para você.

Assim, você consegue uma audiência engajada e cada vez mais clientes em potencial, recomendando a sua marca e optando por ela.

Algumas dicas quanto ao Engajamento

  • Atualize a sua página sempre que possível e lance conteúdo atraente: sessões de perguntas para esclarecer duvidas e abrem o canal de comunicação para os clientes.
  • Promover conteúdo de clientes satisfeitos e que recomendam seu produto/serviço: Avaliações de pessoas que já são clientes, de certo modo, dão mais confiabilidade para a compra de outros.
  • Não se esqueça das Hashtags: Hashtags e palavras-chave são extremamente essenciais para medir a extensão da marca nas redes sociais.
  • Promova eventos e enquetes para atrair mais tráfego: E acima de tudo, precisa-se estar atento, ser atencioso e rápido com os seus clientes, respondendo às suas demandas e perguntas nas redes sociais o mais breve possível. Crie conteúdo e interaja com esse público!

Não deixe de dar uma olhada no nosso blog para mais conteúdo assim como esse, envolvendo Marketing Digital!

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