SEO local para pequenas empresas e MEI

março 23, 2018
Tempo de leitura: 5 minutos

SEO local para pequenas empresas e MEI: aproveite o poder do Google para gerar oportunidades de vendas em sua loja física.

Não é necessário ter um website para aparecer nas pesquisas do Google, as páginas do Facebook costumam aparecer nos resultados. A verdade é que ter sua própria página na internet abre novas possibilidades. Como:

  • Criar uma lista de e-mail marketing
  • Fazer remarketing
  • Gerar orçamentos/oportunidades de vendas

O que é SEO local

Em 2014 o Google fez uma mudança importante nos modos como o resultado das pesquisas são mostrados para cada usuário.

Além da palavra chave que colocamos na caixa de busca, também passaram a considerar o local, onde estamos.

Então ao invés de mostrar o site com conteúdo mais relevante para aquela palavra-chave, é mostrado o de conteúdo mais relevante de acordo com o seu endereço.

Inclusive mostrando mapa e muitas informações como horário de abertura, comentários de quem já foi até o estabelecimento, o “como chegar” baseado em onde você está no momento da pesquisa.

O SEO local para pequenas empresas é uma grande oportunidade de gerar oportunidades de vendas a partir das buscas orgânicas no Google.

Repare que na pesquisa não informei qual a cidade, apenas que queria saber sobre restaurantes.

SEO local para pequenas empresas e MEI

Antes dos sites aparecem os resultados de SEO local. Imagine que eu estivesse buscando por lugar que vende tintas para pintar minha casa, ou saber qual restaurante está aberto a noite. Simples e rápido.

Como utilizar SEO Local para pequenas empresas

Para a sua empresa aparecer ali nos resultados do Google Maps é necessário cadastrá-la no Google Meu Negócio. É bem simples.

Só seguir o passo a passo, que é bem intuitivo:

  1. Nome e endereço da empresa
  2. Área de Atuação
  3. Dados de Contato (telefone e site, caso tenha)
  4. Responder se quer receber e-mails com dicas
  5. Forma de Confirmação que você é dono da empresa
  6. Preencher o restante das informações sobre o negócio

A última etapa (6) é colocar o horário de funcionamento, logo da empresa e outros detalhes. Quanto mais informação inserir melhor.

No entanto não é possível preencher todas as informações, já que o Google precisa verificar que você é o dono do negócio. Para isso eles enviam um cartão com código pelo Correio.

Parece um pouco antiquado, mas é realmente assim que acontece.

Esse é o primeiro passo para utilizar SEO local para pequenas empresas. Depois de cadastrado, seu negócio aparecerá no mapa, mas dependendo a área e a localidade muitas outras estarão cadastradas, então como aparecer nos primeiros lugares?

Aparecendo nos primeiros lugares com SEO Local

Primeiramente, não existe uma fórmula mágica. Mas aparentemente o principal fator para conseguir aparecer no topo são as boas avaliações e a quantidade de informações fornecidas.

Como conseguir avaliações

Se você usa smartphone Android, já deve ter recebido uma notificação pedindo para avaliar o estabelecimento onde você estava.

Então meio que o Google dá uma mãozinha. Não é o bastante. Você pode e deve pedir para seus clientes avaliarem seu trabalho, afinal o boca a boca também funciona na internet.

Utilize as mídias sociais para lembrar os clientes, talvez até uma promoção. Desde que não peça para avaliarem em troca de algo…

Além de pedir você deve responder as avaliações, sejam elas boas ou ruins. Aproveite para melhorar através das críticas e explorar ainda melhor o que já oferece de bom.

Forneça muita informação

Sem preguiça na hora de preencher os formulários. Sem mentiras também! Coloque o horário de funcionamento, seu logo e fotos do local ou dos seus produtos e serviços prestados.

Também é possível incluir informações relacionadas ao preço pratica no estabelecimento. Não economize nas informações. Mas também não fique enchendo linguiça.

Tenha um site

O site é necessário para uma boa estratégia de SEO Local. Pois é, ter uma página no Facebook não é suficiente, o site faz a diferença.

Se você tem uma empresa, um website pode ajudar. Através dele você pode conseguir oportunidades de vendas, ou ainda gerar orçamentos, melhor ainda: gerar vendas!

Mas você pode não ter muito dinheiro para investir no momento, ou estar duvidando que isso pode gerar retorno. Talvez pensando que isso não funciona para quem tem uma pequena empresa.

Na verdade a internet dá a possibilidade de competir com os grandes negócios, com trabalho bem feito dá para ir pelas beiradas e conseguir bons resultados.

As pessoas realmente pesquisam tudo, logo o modo com as compras são feitas mudou. Portanto a oportunidade tá ai, veja essa print. Foi tirado no Planejador de Palavras chave do Google, uma ferramenta do Google Adwords.

SEO local para pequenas empresas e MEI

Cada uma dessas pesquisas é uma oportunidade de venda que o SEO local gera. Os números representam a média de pesquisa dos últimos 12 meses, mas parece pouco. Explico: a segmentação foi para 3 pequenas cidade do interior que tem por volta de 30 mil habitantes cada.

No entanto a pesquisa poderia ser ainda mais específica como: “onde comer”, ou “escritório de contabilidade”. As pesquisas são feitas e aparecer antes dos seus concorrentes é uma grande vantagem.

Sites otimizados para SEO Local para pequenas empresas

Mas não basta só ter um site, ele precisa ser otimizado, ter as palavras-chaves adequadas e nos lugares certos para aparecer na primeira página do Google.

Por isso é necessário fazer uma pesquisas e criar bons textos para as páginas. Ou para a página, afinal você também pode ter apenas um página, um site Onepage ou uma Landing Page só para gerar orçamentos e conseguir os contatos dos possíveis clientes.

Portanto mãos à obra, vai la no Google Meu Negócio e cadastra o seu negócio, e caso queira saber mais continua navegando pelo blog, e se precisar de uma ajuda bate um papo conosco, podemos criar seu site e ajudar com SEO local.

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